terça-feira, 15 de abril de 2008

Uma escapadela ao Parque Nacional da Peneda Gerês - Cabril - Montalegre!

Quando chega o verão queremos é descansar, usufruir do sol e das altas temperaturas, tomar umas banhocas na praia, comer umas churrascadas, etc..
O grande problema é que as praias nesta altura balnear se encontram a abarrotar, as pessoas amontoam-se e frequentemente é mesmo necessário pedir licença para esticar a nossa toalhinha!!
E porque não trocar a praia por umas férias no meio da Natureza e longe da confusão!?
Todos os anos faço questão de me "retirar" da confusão da minha cidade abafadíssima e rumo ao Parque Nacional da Peneda mais propriamente para a Freguesia de Cabril - Montalegre. São efectivamente dias revitalizantes!!
O Parque Nacional da Peneda Gerês localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares reparte-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre.

Cabril

Aqui localiza-se Cabril: http://www.mapadeportugal.net/localidade.asp?n=cabril&c=1706&l=69114&t=gr

A Freguesia de Cabril é uma das belas concelho de Montalegre. Fica situada nas margens do Cávado, albufeira de Salamonde, e na parte inferior das fragosas penedias da Serra do Gerês. É uma freguesia medieval antiga , com pequenas aldeias de uma vida pastoril sossegada. A paisagem é esplêndida!

Em Cabril até os animais nos acolhem com mestria !:)

Freguesia de Cabril - Concelho de Montalegre
Fonte:
http://www.cm-montalegre.espigueiro.pt/freguesias/freg_cabril.html


Ficando alojada em Cabril parto rumo á descoberta de paisagens magníficas que as aldeias circundantes nos oferecem....

Pincães

20 minutos a pé até á cascata de Pincães (35º C aprox.)

No percurso encontra-se um moinho muito antigo.

A magnífica cascata!! Depois de lá chegar é contemplar a esta beleza natural, o som imponente da queda da água causa uma sensação quase hipnótica...

Queda de água na cascata de Pincães!

São Ane
Aqui localiza-se São Ane: http://www.mapadeportugal.net/localidade.asp?n=saoane&c=1706&l=69227&t=gr

São Ane é uma aldeiazinha bem pertinho de Cabril onde tem também uma bonitas lagoas.
Para lá chegar são cerca de 10 minutos a pé depois de estacionar o carro á entrada da aldeia, se for verão podem sempre ir comendo umas amoras deliciosas pelo caminho!

A Aldeia

Uma paragem no percurso para mais uma foto!

As lagoas em São Ane!

Ponte da Misarela

É uma ponte arquitectónica medieval, lançada sobre o rio Rabagão numa garganta estreita e escarpada, servindo a antiga via de penetração no baixo-Barroso ao longo do vale do Cávado.
Admirando o vão da ponte percebe-se porque também é chamada de Ponte do Diabo... Só o diabo para conseguir construir àquela altura!!

A ponte do Diabo

Descendo pelas escarpas é possível dar um mergulhinho para refrescar...

Sobre a ponte do Diabo!


A ponte do Diabo em plano de fundo

Sete Lagoas
Este local é fabuloso e apresenta extrema beleza natural! São 7 lagoas todas posicionadas no mesmo alinhamento e escavadas numa só falésia pela acção da água.
O problema é que a estrada não apresenta as melhores condições, o ideal é ir de jipe. São 6 quilómetros numa estrada esburacada e com muitos pedregulhos, no entanto, não são factores que comprometam a beleza e o interesse da viagem. Durante o percurso a cerca de 10 a 20 Km/h podem ter a sorte de encontrar cavalos selvagens, águias e lobos, o que mais vi foram cavalos selvagens!
Passados cerca de 45/50 minutos aos solavancos debaixo de um calor intenso (cerca de 34ºC) estacionamos o carro e andamos 2 minutos a pé aproximadamente. Quando olhamos ao nosso redor a beleza das 7 lagoas e da sua paisagem envolvente deixaram-nos extasiados! Fiquei mesmo boquiaberta pensando como é que é possível ter paisagens tão bonitas e sossegadas e tão perto de casa!! É mesmo em Portugal!!

O Registo dos momentos...(bendita máquina fotográfica)

A estrada caótica :)

Uma paragem para mais um click!!











1 comentários:

Ritinha disse...

Para mim o Gerês é um dos locais mais bonitos de Portugal e, sem dúvida, o meu preferido =)