domingo, 6 de abril de 2008

Marvão..a história viva de Portugal!!!

A Vila de Marvão terá sido um Castro pré-histórico; uma povoação dos Lusitanos; uma povoação Romana (a quando da Invasão romana da Peninsula Ibérica, o seu interesse deve-se à estrada romana que ligava a povoação de Cáceres (Espanha), à povoação de Santarém (Portugal), na altura da ponte que cruzava o rio Sever (Ponte da Portagem), e uma povoação que serviu os Suevos, os Visigodos e os Mulçumanos...

O castelo medieval de Marvão, terá sido tomada aos Mouros por D. Afonso Henriques entre 1160 e 1166. D. Sancho II, concedeu-lhe Carta de Foral (1226); D. Afonso III, doou os domínios de Marvão aos cavaleiros da Ordem de Malta (1271); D.Dinis confirmou a Marvão o foral de 1226; (empreendeu-lhe obras de ampliação e o reforço das defesas, destacando-se a construção da torre de menagem, iniciada no ano de 1300).
No reinado de D.Fernando foi estabelecido em Marvão o couto de homiziados (1378); (com o seu falecimento, fez-se eclodir a crise de 1383-1385, a vila e seu castelo posicionaram-se pelo partido do Mestre de Avis.).
O Rei D. João I e os seus sucessores concederam diversos privilégios à vila com o mesmo fim de incrementar o seu povoamento e defesa, tendo sido procedidos de constantes reforços nas muralhas.

Após a Restauração da Independência portuguesa, as defesas de Marvão foram varias vezes remodeladas, devido aos constantes assédios por parte dos vizinhos espanhois...
(Na primeira fase dessas obras, que se desenvolveu entre 1640 e 1662, pelo abade D. João de Dama, que ainda em obras, sofreu assaltos por forças espanholas (1641 e 1648).)

No incio do século XVIII, a fortaleza de Marvão foi conquistada pelo exército espanhol em 1704, para ser retomada em seguida pelas tropas portuguesas sob o comando do conde de São João, em 1705. Um novo assalto espanhol à vila se repetiria décadas mais tarde, em 1772.
No século XIX
, abrindo-se a Guerra Peninsular, foi ocupada por tropas francesas, libertando-se em 1808. Posteriormente, quando das Guerras Liberais, no episódio conhecido como Guerra da Patuleia, foi ocupada pelas forças liberais, em 12 de Dezembro de 1833, vindo a sofrer o assédio das tropas miguelistas no ano seguinte, em 1834
.
O castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional,
desde 4 de Julho de 1922.

Obra literária aconselhada por nós para entender melhoror estas "Guerreias": "Vida e Morte dos Santiagos" de Mário Ventura.

0 comentários: